Construção civil: 4 ações para iniciar a minha operação de Marketing Digital

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Construção civil: 4 ações para iniciar a minha operação de Marketing Digital

4 ações para iniciar uma operação de marketing digital na sua empresa da construção civil

Além de seu escritório, do canteiro de obras – e de sua casa – muitas pessoas estão na internet. E lá estão por conta de vários motivos: entretenimento, prospecção de novos clientes, de fornecedores, parceiros de negócios, de informação e de materiais educativos, por exemplo. Se existem então muitos consumidores online, é natural que muitas empresas comecem a investir em marketing digital para buscar novos negócios, atrair prospectos e ampliar seus resultados. Contudo, muitas empresas ainda não sabem por onde começar, ou nem imaginam o que precisa ser feito.

Neste artigo preparamos uma lista de 4 ações que sua empresa deverá executar para iniciar uma operação de marketing digital com foco na construção civil. O mais interessante é que essas ações são as mesmas se seu negócio é do segmento de fabricação de materiais de construção, construtora/incorporadora, empreiteira, transportador ou qualquer outro.

Essa é a lista que irá permitir que sua empresa inicie uma operação de marketing digital:

  • Possua um site ou blog
  • Seja gerador de conteúdo
  • Atualize com frequência seus perfis nas mídias sociais
  • Tenha processos definidos para atender os contatos

Agora, vamos entender do que se tratam cada uma dessas ações.

1. Possua um site ou blog

A “apresentação-padrão” de sua empresa é acessada e entendida a partir de seu site (ou website).

Detalhes do histórico, dos valores e missão do seu negócio, bem como os produtos que comercializa e os serviços que sua empresa presta serão consumidos através do conteúdo que está disponível em seu site.

Sua empresa ainda pode contar com um blog: um ambiente onde você dá dicas de como utilizar melhor os seus produtos; com estratégias que permitam aos seus clientes a tirarem melhor proveito de seus serviços; de ferramentas que você disponibiliza gratuitamente para ajudá-lo nos processos administrativos ou que agilize em atividades do canteiro de obras.

Veja que quando o seu (futuro) cliente acessar seu site, encontrará muito conteúdo de valor agregado, que até mesmo antes de consumir o seus produtos ou serviços, já obteve valiosas informações que certamente contribuirão na hora de decidir de quem comprar, ou qual empresa contratar. E então, mais pra frente, reconhecer que sua empresa é a empresa certa.

2. Seja gerador de conteúdo

Adiantamos um pouquinho esse tema no primeiro tópico. Mas não tem problema.

Talvez o seu prospecto não esteja totalmente pronto para realizar uma compra, ou contratar o seu serviço. E isso é normal. Pode ser que ele ainda não possua (ou nem saiba) os critérios e requisitos que são importantes para adquirir seu produto/serviço. Ou até mesmo ainda não entende sua real proposta de valor.

Aqui poderão ser desenvolvidos vários de tipos de conteúdos como: artigos, e-books, planilhas de cálculo ou outras ferramentas de produtividade, casos de sucesso, demonstrações.

Gerar conteúdos que ajudam a resolver esses problemas farão com que ele avance na sua jornada de compra e se prepare (e se qualifique) para a próxima e tão esperada fase que é a da contratação/aquisição de seu serviço e produto.

Ah, e outra coisa. O conteúdo não servirá somente para seus prospectos, mas para seus atuais clientes também. É uma excelente forma de encantá-los, e mantê-los satisfeitos com sua empresa do pré até o pós-venda.

3. Atualize com frequência seus perfis nas mídias sociais

Seu site e blog agora possuem uma série de conteúdos bacanas e estão preparados para atrair, conquistar e manter clientes, resta então iniciar sua divulgação e distribuição. Manter uma rotina regular de publicações nas mídias sociais ajuda a gerar tráfego para o site, manter seus clientes e prospectos atualizados e propiciam o aumento da capacidade de geração de oportunidades. Aqui vale tudo: compartilhar no Facebook, Google Plus e LinkedIn, e claro, no Twitter e Instagram. A criatividade é importante nessa etapa.

4. Tenha processos definidos para atender os contatos que foram realizados

Muita coisa já foi feita, e na sequência, profissionais e empresas irão contatá-lo através de todos esses canais que estão sendo utilizados: formulário de contato do site, comentários das publicações do blog, das mídias sociais, do e-mail…

Será necessário um planejamento de atendimento ao público, de modo que todos possam ser atendidos e consigam satisfazer suas necessidades à respeito de seus produtos e serviços e dos conteúdos que foram gerados. Todos eles precisam de sua atenção, e anseiam por isso. Portanto tenha em mente: estas pessoas estão contando com o seu retorno para tomarem a sua decisão. Seja ágil na resposta.

Se você achar interessante, aqui temos um artigo muito bacana escrito pelo Cláudio Augusto, Diretor Comercial da Cromarca falando a respeito da manutenção de clientes. Veja.

Agora que você já sabe quais são as ações que precisa executar: mãos à obra. Sua empresa da construção civil pode iniciar a operação de marketing digital e ampliar seus resultados.

Boa sorte!

Thiago Faravallo Florencio
Thiago Faravallo Florencio
Empreendedor e CEO do Construon & Portal do Gestor de Obras

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